• nossainformacao

Com mais de 6 mil favelas, Brasil tem grande desafio no isolamento social

No Brasil, o combate à pandemia encontra um de seus maiores obstáculos. Como fazer o distanciamento social em um cenário de favelas. De que modo realizar o isolamento em ambientes de alta concentração de pessoas vivendo em situações sanitárias precárias.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) existem hoje no país 6.329 favelas distribuídas em 323 municípios brasileiros. Estando principalmente nas grandes capitais, elas se formaram ao longo do tempo tendo início marcante na década de 1970 com a elevação do êxodo rural.


Hoje, por conta da elevada densidade demográfica que caracteriza as formações das favelas, temos um ponto peculiar que nos diferencia gritantemente de outras localidades do planeta. Teremos que criar meios específicos no trato e condução da doença por conta destas singularidades de nosso país.


Ainda de acordo com o IBGE, o total de pessoas que vivem nestas condições chega a mais de 11 milhões, número expressivo que representa 6% da população brasileira. Das capitais mais afetadas, o Rio de Janeiro se destaca como sendo a com maior número de pessoas vivendo nestas condições, com mais de 1.300.000 em favelas.


São Paulo, cidade capital homônima do estado mais afetado até agora pelo coronavírus no país, aparece também com número expressivos, seguido de Belém e Salvador, com 11%, 53,9% e 22% respectivamente de seus cidadãos habitando esses tipos de moradias. Sendo todos estes dados do último censo realizado pelo Instituto em 2010.

Com base nestes números, podemos claramente perceber que será uma tarefa das mais difíceis lidar com o avanço de uma doença tão voraz em condições já tão adversas. Não podemos acreditar de modo algum que um isolamento social dos mais corretos possa se dar neste quadro de maneira simples e fácil. Se é que é possível realizá-lo de alguma forma dentro destas possibilidades.


Por isso, devemos sim compreender claramente que em nosso território o combate ao vírus encontrará ferramentas e práticas diferentes de atuação por parte das equipes responsáveis e também da população. Teremos que ir a luta com todas as nossas particularidades brasileiras, desconhecida pelo resto do mundo, muito desconhecida inclusive pelas diversas autoridades internacionais.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por Nossa Informação. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now